top of page

 Desenvolvimentos Futuros

Apesar de se considerar que os objetivos inicialmente definidos para este projeto foram alcançados, julga-se que existem um conjunto de conceitos e funcionalidades que integrados no projeto desenvolvido até ao momento alargam o raio de ação do sistema, tornando-o, ao mesmo tempo, mais robusto.

 

Desde já, as interfaces “organizador” e “carga de trabalho” apresentadas representam apenas um protótipo das mesmas, pelo que o desenvolvimento destas deve prosseguir, por forma a concluir o trabalho iniciado.

 

Toda a aplicação desenvolvida refere-se apenas às funcionalidades fornecidas ao ator “gestor” do sistema. Para que possa ser dado acesso à aplicação aos técnicos responsáveis pela execução das tarefas, deve também ser desenvolvida esta parte da aplicação. Na verdade, estes modos de visualização não serão muitos distintos dos desenvolvidos neste projeto. Contudo, as funcionalidades oferecidas aos técnicos serão menores, pelo que deve ser efetuada uma gestão das permissões.

 

Uma característica abordada neste documento e que se vê ser bastante interessante incluir no sistema passa pela visão transversal do processo associado às encomendas. Com a integração desta funcionalidade pretende-se que seja fornecida informação extra aos gestores dos departamentos, auxiliando assim, ainda mais, a atividade de planeamento de produção. Esta funcionalidade visa apresentar informação relacionada com folga temporal disponível para adiar a execução de uma tarefa. Ou ainda, se a execução de uma ordem de trabalho se atrasar quais as consequências sentidas em toda a organização, nomeadamente nas restantes áreas funcionais, e se este atraso compromete os prazos acordados com os clientes.

 

Apesar do sistema desenvolvido ser vocacionado para gerir uma quantidade relativamente pequena de ordens de trabalho, visto estar direcionada para uma gestão de trabalho a curto prazo, a integração de algoritmos de planeamento pode ser vista como uma mais-valia para o sistema. Tipicamente os algoritmos de planeamento são utilizados em sistemas em que as ordens de trabalho seguem uma sequência de operações. Neste caso, estes algoritmos podem ser implementados com o objetivo de melhorar o fluxo de trabalho, distribuindo as tarefas a executar pelos diversos recursos, de acordo com as cargas de trabalho disponíveis nos mesmos e em concordância com as habilidades de cada um dos recursos. Como se pretende que o sistema seja uma ferramenta que apoie a atividade de planeamento do trabalho, os resultados gerados pelos algoritmos deverão funcionar como um suporte/conselho para os gestores dos departamentos.

 

Em suma, apesar do trabalho desenvolvido neste projeto ter sido concluído com sucesso, o sistema aqui implementado apresenta uma grande margem de progressão. Este progresso pode tanto estar relacionado com conceitos estudados, mas que não foram implementados na aplicação, bem como relativo a outras funcionalidades que se vejam ser fulcrais para as organizações, pois cada organização planeia o trabalho à sua medida.

 

bottom of page